Sobre a IA
Conceitos relacionados à IA como redes neurais.
Segundo o Fórum Econômico Mundial, a IA é uma área em rápido desenvolvimento e com pontecial para transformar a educação, preparando estudantes para o futuro, desde que usada de forma adequada.
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O uso responsável depende tanto do letramento digital quanto do respeito aos limites pedagógicos e etários.
Estudantes devem desenvolver letramento midiático, digital e em IA para reconhecer riscos, vieses e usos adequados, sempre respeitando as políticas das ferramentas.
O uso de IA deve considerar as idades recomendadas, além de orientações pedagógicas e pesquisas que indiquem o momento mais adequado para introduzir essas tecnologias.
Pode-se dividir esse processo em 4 vertentes:
Conceitos relacionados à IA como redes neurais.
Uso adequado de ferramentas de IA como Chat GPT.
Desenvolvimento de IA em projetos como tutores.
Contextos sociais, ambientais e econômicos das IAs.
Tem-se destacado na educação, a potencialidade da IA, especialmente a generativa, no ensino personalizado para crianças neurodivergentes e com altas habilidades, com a criação de aulas adaptadas e tutores de aprendizagem.
Como garantir um uso justo, seguro e sem discriminação? A OCDE destaca princípios fundamentais: transparência, responsabilidade, privacidade e bem-estar humano.
Textos gerados por IA podem ter erros. Professores e alunos precisam saber verificar e validar conteúdos.
Muitos educadores ainda não se sentem preparados para usar IA. Formação contínua é essencial para uma integração segura.
O acesso desigual à tecnologia pode ampliar ainda mais as desigualdades educacionais.
O uso excessivo da IA pode limitar o pensamento crítico, reduzir a criatividade e afetar a memória.
A IA generativa consome muita energia e água. É preciso usar com responsabilidade e entender seus impactos ambientais.
Sem letramento digital, estudantes podem produzir ou acessar conteúdos inadequados, afetando convivência e saúde mental.
IA generativa pode facilitar plágio e respostas automáticas, criando tensões na escola e prejudicando a aprendizagem.